GabiBandeira.com | 2016

Design: HugoSentinelli.com

Projeto

aGradim

aGradim é um espaço de coexistência, entre a vivência diária de uma comunidade pesqueira e o laboratório artístico, que busca ser abrigo/resistência, incubadora de ideias, lugar de irradiações e ressonâncias. Localizado em uma colônia de pescadores na praia das Pedrinhas, arredores do bairro Gradim, no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.  O objetivo do aGradim é fomentar a troca, criar e dar visibilidade a cultura local e a consciência socioambiental.

 

 A construção da performatividade do sujeito, centro x periferia, arte que não tem um objetivo como centro, mas os encontros. O que está por trás do residir, ocupar, resistir? Ocupação que é também presença e responsabilidade. O que vamos fazer juntos?

 Em um lugar onde a precariedade é uma constância, como criar? Como reinventar um lugar e sua função? A alteridade, como contato. Assim, como o outro afeta um outro, e como esse outro afeta o meio em que ele vive.

             

Diário de bordo:

inventário de criação

  • Descobrir o que há no lugar, agir na escuta, suas demandas e emergências, o revelar dos colaboradores, quem são eles, o que nos faz nos unir, cartografia das ações e planejamentos de futuros.

  • Uma prévia do caminho, um fio da meada, um passo na caminhada...

O que é um coletivo?

Coletivo, coletividade, conectividade dentro do precário. ser transito o cientista sabe que o que ele propõe é provisório.

 

Que convenções fazem as pessoas se unirem?

Até onde vai a ação coletiva?

Reconhecimento da arte em fenômenos fu-gases