Artistas Participantes

Vero Meso

 

Fui batizada de Verônica em 92 e como boa virginiana, preocupo-me com a terra, preocupo-me com a terra, preocupo-me. Escolhi trabalhar com o cosmos, invocando a performance, com a dança para desorganizar o corpo e curar o ambiente, apagando os incêndios auto provocados.o

Carlos Gabriel

 

Nasci no dia 3 de Maio de 1998, quando minha mãe tinha 21 anos e sozinha decidiu não abortar. Amamentado também por uma vizinha que teve filho na mesma época, cresci em um Condomínio BNH na Tijuca, Rio de Janeiro. Tive meu primeiro contato com artes só depois da escola, em 2017, quando fui pra Londres numa oportunidade de trabalhar com minha madrinha que subiu de vida lá. De volta ao Rio, em 2018, com o objetivo de ser artista, passei a estudar no curso de Artes da UFF. Foi durante a graduação que passei a rever os valores que tinham sido me ensinados e consequentemente mudei minha produção. Em 2019 interrompi meu curso para buscar novos saberes e acabei indo morar no Pará, onde participei da Residência Brilho Verde. Em 2020, com a chegada da pandemia na ilha que eu estava vivendo, retornei ao Rio mais uma vez, dedicado a fazer trabalhos que efetivamente colaborem com a redução de impactos que a vida na cidade grande gera. Tenho os realizado através de eventos, intervenções, instalações, mutirões, formação de grupos, etc.

Mariana Queiroz

 

Sou feminista decolonial, sagitariana da zona norte do Rio de Janeiro, multi artista, formada como internacionalista pela UFRJ, atriz pela ETET Martins Penna e, atualmente, mestranda em Estudos das Artes Contemporâneas na UFF. Na performance, minha investigação está entre caminhos, entrelaçando ancestralidade, autoconhecimento e coletividade.

Kenya Campos

 

Eu, Kenya Campos, nascida numa família musical, descobri o mundo sonoro muito cedo a partir da voz. Iniciei minha história como cantora profissional aos 15 anos, me desenvolvendo como estudante de música a partir dos 16 anos, estudando com vários professores na área do canto e percepção musical, em conservatório e instituições de música. Aos 29 anos ingressei no curso de artes da Universidade Federal Fluminense, alargando assim, ainda mais meu conhecimento como  artista e o meu pensar artístico no mundo. À 19 anos desenvolvo um trabalho como professora de canto, e hoje bacharel em artes, desenvolvo trabalhos relacionados ao meu olhar pro mundo através dos sons.

Anderson Areas

 

Sou Bacharel em Psicologia (UFRJ), Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), Doutorando em Arte Visuais (UFRJ). Desenvolvi experiências com teatro, fotografia e bordado. Pesquiso inter-relações entre arte, cura e ancestralidades no contemporâneo.

Amanda Erthal

 

Eu me chamo Amanda, sou mulher, artista visual e fotógrafa, nascida na cidade de Niterói (a única cidade da América Latina fundada por um indígena) e desde muito tempo encantada pelos mistérios da Guanabara, suas praias, ilhas e Yaras. Em meus processos artísticos utilizo as imagens para compor uma narrativa poética que compreenda a Arte enquanto expressão e instrumento de transformação que nos guie até o alcance do sensível, da comunidade do sensível, para tal disponho de técnicas como a assemblagem, bordado, fotografia, pintura e objetos instalativos para compor conformações e práticas artísticas que nos possibilitem refletir e tensionar questões acerca do Corpo e da Construção da Condição Feminina na Sociedade e na Arte Contemporânea. Sou mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense, e tenho realizado pesquisas, intervenções e exposições nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro.

Gabi Bandeira

 

Sou artista propositora do Programa de Ações aGradim. Nascida em São Gonçalo, criada na vivência da colônia de pescadores artesanais Z8 no bairro Gradim e arredores, como Praia das Pedrinhas, Boa Vista e Porto da Pedra. Além disso, me dedico a colaborar em processos coletivos e partilhas, com o intuito de me tornar uma multiplicadora de estados poéticos que fomentem uma consciência ecológica e ambiental.

 

GabiBandeira.com | 2016

Design: HugoSentinelli.com